Como cultivar horta em apartamento

Cultivar horta em apartamento não tem segredo! Basta escolher as plantas certas e seguir algumas regrinhas. Mesmo que more em um apartamento, você será capaz de cultivar uma horta, isso não é privilégio apenas de quem mora em casa com quintal não.

Um cantinho numa sacada, por exemplo, já é um ótimo lugar para começar a sua horta no apartamento. Pode ter certeza que além das plantas de casa típicas, certas ervas, frutas e legumes podem prosperar em um jardim de apartamento. Comece com apenas algumas espécies à medida que aprimora suas habilidades de jardinagem.

Veja como começar a cultivar horta em apartamento com o pé direito!

Plante e cultive sua horta em apartamento


Como cultivar horta em apartamento


Enquanto algumas plantas são mais resistentes e tolerantes para jardineiros iniciantes do que outras, todas as plantas têm requisitos de crescimento específicos que devem ser atendidos. Aqui estão alguns elementos a serem considerados ao escolher plantas para cultivar na horta do seu apartamento:

- Luz solar


A maioria das plantas frutíferas e floridas precisa de um dia inteiro de sol. Isso significa seis a oito horas de sol direto diariamente. Isso pode ser difícil de encontrar em um apartamento – especialmente em uma cidade onde prédios altos podem bloquear o sol por pelo menos parte do dia. Varandas e telhados oferecem a melhor chance de sol pleno. Se você estiver jardinando em um parapeito da janela, você pode escolher plantas que requerem menos luz solar, como certas verduras e ervas, ou você pode adicionar uma luz de cultivo para imitar os raios do sol.

- Solo


As plantas dependem do solo para obter água, oxigênio e nutrientes. Como a horta do seu apartamento provavelmente envolverá recipientes, você não pode usar solo de jardim comum porque ele compactará em vasos, limitando o acesso ao oxigênio e impedindo que a água flua. Assim, é necessária uma mistura de envasamento bem drenada. A mistura de envasamento é leve e fofa, circulando eficientemente oxigênio e água para manter as raízes saudáveis. E é um pouco estéril, então você não terá que se preocupar em trazer doenças ou pragas para o seu apartamento.

- Água


Plantas em recipientes precisam de muita água, muitas vezes várias vezes ao dia. Portanto, escolha um local para a sua horta que tenha fácil acesso a um abastecimento de água. Carregar regadores pode ser tedioso, especialmente se você tiver vários recipientes para manter regados. Se funcionar para sua configuração, considere comprar uma mangueira que possa ser conectada a uma torneira de pia. É útil quando você precisa e se afasta quando você não precisa.

- Umidade


Se você estiver cultivando suas plantas em um parapeito de janela interno, talvez seja necessário fornecer um pouco de umidade extra, especialmente quando o calor estiver forte. Borrifar as plantas com uma névoa fina pode ajudar, ou você pode colocar as plantas em uma bandeja de água.

- Vento


Se suas plantas forem expostas a ventos fortes, especialmente em telhados ou varandas, seus recipientes podem precisar de proteção adicional. O vento pode rasgar as folhas e derrubar os vasos mais pesados. Portanto, forneça um bloqueio de vento, como uma tela ou grade. Ou certifique-se de que seus recipientes sejam largos e pesados ​​o suficiente para ancorar as plantas.

- Peso


Recipientes cheios de terra são pesados ​​para começar e, uma vez saturados com água, seu peso pode triplicar. Certifique-se de que a localização da horta do seu apartamento possa suportar o peso. E se você estiver jardinando em uma varanda ou telhado, verifique com seu proprietário ou conselho de construção sobre as restrições de peso.

Opções de plantas para sua horta de apartamento


Você pode cultivar praticamente qualquer planta em um recipiente até certo ponto. Por exemplo, uma macieira em tamanho real pode estar fora de questão, mas existem variedades que podem caber em um canto de um metro quadrado da sua varanda. Pense no que você gosta de comer e escolha alguns tipos de plantas para experimentar. Você pode começar com sementes, que oferecem mais variedade e são mais baratas. Mas pequenas plantas de viveiro crescerão e darão frutos mais cedo.

- Ervas


Embora muitas ervas cresçam bem em recipientes, elas não crescerão tão grandes e espessas quanto cresceriam ao ar livre no solo. E você pode ter que substituir suas plantas se colher com frequência. Mas é maravilhoso ter ervas frescas por perto para cozinhar. Algumas das melhores opções para hortas de apartamentos incluem hortelã, cebolinha (planto sempre aqui em casa), salsa, manjericão e coentro.

- Saladas verdes


Os favoritos das saladas, como alface, espinafre, couve e rúcula, são plantas de crescimento rápido e raízes rasas. Eles não são muito exigentes com suas condições de crescimento, se receberem muita água.

- Tomates


As plantas de tomate podem ficar grandes e pesadas, mas crescem bem em vasos. Você pode cultivar as variedades de pátio em uma cesta pendurada. Certifique-se de escolher uma variedade anão ou determinada de tomate.

- Pimenta e pimentões


Se você gosta de calor, as pimentas crescem muito bem em vasos e podem dar frutos o ano todo. Você também pode tentar cultivar pimentões em recipientes, mas eles normalmente não funcionam tão bem quanto os pimentões.

- Morangos


Uma vitrine de morangos é tão bonita quanto deliciosa. O morangueiro geralmente precisa de pelo menos seis horas de sol por dia e solo consistentemente úmido (mas não encharcado) para produzir seus melhores frutos.

Inspirações de horta cultivada em apartamento


O seu jardim hortifrúti no apartamento poderá ser conforme disponibilidade da sua residência, isto é, na cozinha ou varanda, sala ou outro local que tenha disponível na sua casa.

A horta pode ser suspensa, no parapeito ou no chão. Avalie o seu espaço e veja algumas inspirações de horta para você:
Como cultivar horta em apartamento

Como cultivar horta em apartamento

Como cultivar horta em apartamento

Como cultivar horta em apartamento

Como cultivar horta em apartamento

Como cultivar horta em apartamento

Como cultivar horta em apartamento

E então, já pensou ou tem uma horta no seu apartamento? Deixe seu comentário!

0 comentários